AERAÇÃO AQUICULTURA

AERAÇÃO AQUICULTURA: OS DESAFIOS PARA MANTER TANQUES DE PEIXES E CAMARÕES EM ALTA DENSIDADE

A produção de peixes e camarões em alta densidade é uma realidade cada vez mais frequente no Brasil. O número de produtores que têm migrado da produção pecuária convencional (carnes, aves e suínos) para a de peixes explica-se por alguns fatores, como o tempo de produção e venda da carne até três vezes mais rápido, a facilidade de cultivo e a capacidade de adensamento dos peixes – um hectare contemplará um número infinitamente maior de peixes do que de gado.

O segmento do camarão, embora ainda restrito a algumas regiões do país, como o Nordeste, traz as mesmas vantagens, quando comparado à produção de gados, por exemplo. Apesar de ser mais oneroso do que a produção de peixes, o cultivo de crustáceos revela-se uma atividade extremamente rentável, quando elaborada respeitando-se todas as etapas.

Neste sentido, destaca-se a aeração aquicultura. Quando se produz peixes e camarões em alta densidade, a rentabilidade atinge proporções muito superiores, mas esse tipo de produção só é possível quando se faz uso de um sistema de aeração aquicultura.

Outra vantagem de se utilizar um sistema de aeração aquicultura dentro deste segmento é evitar a circulação de doenças, como a temida mancha branca, originária da Ásia e que se alastrou pelos estados do Nordeste em 2016. A contaminação de viveiros prejudicou inúmeros produtores, que se viram forçados a fazer novos investimentos para prosseguirem no setor. A seguir, apresentaremos mais funções deste processo.

BENEFÍCIOS DA AERAÇÃO AQUICULTURA NA PRODUÇÃO DE PEIXES E CAMARÕES
Listamos as três principais vantagens da aeração aquicultura em viveiros. Elas são cruciais para se driblar os desafios enfrentados pelos produtores que desejam se desenvolver neste ramo de atuação:
Incorporação de oxigênio: a aeração aquicultura eleva sobremaneira a presença de oxigênio dentro da água. Tomando-se como base a atuação de mangueiras porosas, como as da linha Aquadrop Air, o rendimento obtido pode ser de 5,5 a 6,5 mg de ar por litro de água, encontrado de forma coesa dentro do reservatório. Quando não existe um sistema de aeração aquicultura, os níveis de oxigênio podem chegar a zero, principalmente no fundo do viveiro; Movimentação da água: a aeração aquicultura executa outra função importante, que é movimentar a água de fundo do viveiro, evitando o acúmulo de matéria orgânica, que pode ser letal aos seres vivos presentes nele;
Redução do odor: com um equipamento de aeração aquicultura, a presença do mau cheiro no viveiro é reduzida, já que existe menor concentração das impurezas. Para melhor resultado, um sistema de filtragem também deve ser utilizado para inibir esse efeito dentro dos tanques.

Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1 Gallery Thumb 1