Aquadrop AquaDrop Air ® | 2018

Soluções para agricultura AQUADROP®

Eficiência, autonomia, praticidade, tecnologia, economicidade. Esses são os principais atributos da mangueira Aquadrop, que compõe um sistema de irrigação subterrânea inovador e totalmente exclusivo no Brasil e destaca-se como uma solução sustentável para diferentes tipos de plantio e jardinagens, em meio ao cenário de escassez de água e desperdício constante, que preocupa a sociedade.

Fabricada em Santa Bárbara d’Oeste (SP) e distribuída para todo o país, a Aquadrop tem em sua composição 80% de pneus reciclados e pode ser completamente automatizada. Graças à sua textura porosa, que permite a distribuição uniforme de água, ar e fertilizantes, ela oferece economia de até 70% no uso de água para a irrigação de plantações, jardins verticais, estufas e telhados verdes, em comparação aos sistemas convencionais de rega, disponíveis no mercado.

O produto já é utilizado por profissionais de diferentes estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. De acordo com o empresário Alberto dos Santos, diretor da Aquadrop, o baixo consumo, a alta durabilidade e a composição sustentável da mangueira foram as características que mais despertaram sua atenção, no momento de decidir produzi-la no Brasil.

Entre os projetos de destaque, no qual a Aquadrop já foi implantada, estão o jardim sensorial do Jardim Botânico do Rio de Janeiro,o telhado verde do Sesc (Serviço Social do Comércio) Jundiaí (SP), o canteiro de flores do Jardim Botânico Plantarum, em Nova Odessa (SP) e o jardim do Edifício Ana Costa, em Santos (SP).

Informações técnicas
A mangueira Aquadrop deve ser aplicada de 10 a 15 cm abaixo do solo em jardins (com espaçamento de 50 cm) e de 20 a 30 cm na agricultura (com espaçamento por linha de plantio). Ela possui diâmetro externo de 1/2 polegada e interno de 3/8, com vazão de 2 litros por metro por hora em um lance máximo de 100 metros com uniformidade. Por conter microfuros e distribuir a água uniformemente, a mangueira não entope, evita alagamentos em pontos do solo e as raízes não penetram em seu interior.

Outra vantagem é que, por ser subterrânea, ela não interfere no design do jardim, além de não perder água por evaporação. Como em todo e qualquer sistema de irrigação, é necessário a utilização de um filtro na entrada de água, para garantir o perfeito funcionamento do sistema a longo prazo.